Ministério da Educação oferece 86 vagas para residência médica em Mato Grosso do Sul

Brasil Destaques Econômia Estado e Interior

A fim de viabilizar o ingresso de médicos em cursos de residência, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está com edital aberto para a edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare). Em Mato Grosso do Sul são disponibilizadas, ao todo, 86 vagas.

De acordo com o edital, das vagas disponíveis 74 são para o ingresso no programa de residência do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Nesta instituição as especialidades com mais vagas abertas são Pediatria com 11 oportunidades e Clínica Médica com nove. Ao todo são 22 especialidades, sendo que todas podem ser conferidas pelo anexo do edital.

Já para a Universidade Federal da Grande de Dourados o número de vagas é menor: são 12 oportunidades, divididas igualmente entre Pediatria e Clínica Médica.

Além de vagas em MS, o edital ainda disponibiliza mais de 4 mil vagas em outras 88 instituições de ensino superior espalhadas pelos 22 estados e no Distrito Federal nas mais diversas áreas de atuação na área da saúde.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro, pelo site do Enare.

Entre as profissões aceitas nos programas de residência estão Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Biomedicina.

O período de envio da documentação necessária para análise curricular será aberto no dia 15 de setembro e seguirá até 5 de outubro. As provas objetivas devem ser realizadas no dia 6 de novembro em todas as capitais e no Distrito Federal, além de 23 grandes centros.

A previsão é de que o resultado final seja divulgado até o final deste ano, já que os aprovados deverão realizar a matrícula na instituição designada entre os dias 10 de fevereiro e 31 de março de 2023.

O Enare

O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 304 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada no ano passado, contou com mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 instituições.

Mais informações podem ser acessadas pelo link.

 

Fonte/créditos: https://correiodoestado.com.br (ANA CLARA SANTOS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *