Desenvolvimento da educação básica de MS caiu 0,3 pontos entre 2019 e 2021

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Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) – ainda na quinta-feira (15) -, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2021, em Mato Grosso do Sul baixou 0,3 pontos.

Esses números do Ideb detalham que o Estado saiu da casa de 5,7 no índice de desenvolvimento, para um 5,4.

Ainda, segundo o Inep, o Estado vem de dois anos estáveis, antes dessa queda no indicador (com índice de 5,7 anotados em 2017 e 2019).

Vale ressaltar, que o Ideb é medido através da combinação das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com dados de aprovação educacional, obtidos no Censo Escolar.

Alegação em defesa

Sendo que, conforme a Secretaria Estadual de Educação (SED), a avaliação medida em 2021 foi prejudicada, em decorrência das medidas de isolamento tomadas em combate à Covid-19.

Em nota, o Governo do Estado – através da SED -, reforça que: “a prova do Saeb foi realizada entre novembro e início de dezembro de 2021, enquanto muitas famílias sofriam os impactos da Covid-19. Isso impediu a presença de vários alunos na avaliação”.

Ainda, sem apontar o balanço real de quantos deixaram de fazer a prova, o Estado culpa a pandemia pelo fato de que, segundo a secretaria, alguns alunos do ensino médio precisaram parar de estudar para trabalhar e ajudar as famílias em dificuldade.

“O Ideb 2021, ao invés de cumprir com os objetivos para os quais foi criado em 2007, de ser um indicador da qualidade educacional e de referência para implementação de políticas educacionais, evidenciou o impacto da pandemia na Educação, promovendo uma comparação entre o que julgamos incomparável e as circunstâncias apresentadas”, finaliza a secretária Cecília Motta.

 

Fonte/créditos: https://correiodoestado.com.br (LEO RIBEIRO)

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