Rio Aquidauana atinge nível crítico e entra em estado de estiagem; veja mapa

Destaques Estado e Interior Meio Ambiente

Conforme levantamento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), cenário foi impactado pela falta de chuvas na região

Após cenário de falta de chuvas, o Rio Aquidauana atingiu nível crítico e entrou em estado de estiagem. A situação foi anunciada no boletim diário da Sala de Situação, publicado nesta segunda-feira (17).

Conforme a publicação, realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a região do Rio Aquidauana não registrou nenhuma chuva nas últimas 48 horas. Nos últimos sete dias, foram registrados apenas 12 milímetros de precipitação na estação monitorada.

Vale destacar que os levantamentos da Sala de Situação monitoram 13 estações em nove rios diferentes: Aquidauana, Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.

No caso da publicação desta segunda, o boletim analisou o período entre os dias 15 e 17 de fevereiro. Veja o mapa:

Estações de monitoramento do Imasul. (Reprodução, Imasul)

Chuvas abaixo da média

Os números registrados pelas estações mostraram volumes abaixo da média histórica esperada para o mês de fevereiro.

A publicação também indicou que, além do Rio Aquidauana, outras áreas também não receberam chuvas significativas, o que abaixou a média acumulada no mês.

Os níveis dos rios são monitorados diariamente e classificados em quatro cotas de referência: estiagem, normal, alerta e emergência. O Rio Taquari, se manteve dentro da faixa de alerta, registrando índice acima da cota com permanência de 5%.

Em Coxim, na estação do Rio Taquari, o monitoramento registrou 93,8 milímetros na última semana, de um total de 170 milímetros previstos como média histórica para o mês.

Análise de nível dos rios de MS entre 15, 16 e 17 de fevereiro. (Reprodução, Imasul)


Previsão do Tempo

Para os próximos dias, conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), as altas temperaturas devem continuar nos termômetros.

Os meteorologistas preveem máximas entre 36 e 39°C com baixa umidade relativa do ar
(entre 20-40%) no estado.

Para as regiões sul, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul, são previstas temperaturas mínimas entre 23 e 25°C e máximas entre 34 e 38°C.

Nas regiões sudoeste e pantaneira, são esperadas mínimas entre 23 e 27°C e máximas entre 36 e 39°C. Já nas regiões do bolsão e norte, são aguardadas mínimas entre 22 e 25°C e máximas entre 32 e 36°C.

Em Campo Grande, as mínimas ficarão entre 21 e 23°C e máximas entre 32 e 34°C.

Fonte/créditos: https://correiodoestado.com.br/cidades/rio-aquidauana-atinge-nivel-critico-e-entra-em-estiagem-veja-mapa/443878/ (Por: Lucas Caxito/Foto: SOS Pantanal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *