Aurineide transformou magia de fábulas em literatura de cordel

Cultura e Turismo Destaques Estado e Interior Social

Lançamento de dez clássicos será neste sábado (1°), a bordo de sua famosa Kombi vermelha, em Dourados

Nascida no sertão da Paraíba, na cidade de Catolé do Rocha, a poetisa, cordelista e professora aposentada Aurineide Alencar, é a responsável por trazer um pedacinho da riqueza da cultura literária nordestina para o Mato Grosso do Sul, agora com o lançamento de dez fábulas clássicas, reescritas em cordel.

As obras chegam para as mãos dos leitores neste sábado (1°), a bordo da Cordelteca Itinerante de Aurineide, na Sitioca Cantinho do Cordel, em Dourados. Durante o evento de lançamento, os visitantes poderão conhecer a Cordelteca Itinerante de perto, conferir o acervo e assistir a leitura de cordéis, além de participar de um sarau cultural. Todas as atrações serão assistidas por uma intérprete de Libras.

A poetisa e cordelista traz releituras de enredos já familiares e queridos pelas crianças, e resgatam o sentimento de nostalgia dos adultos. Os títulos trabalhados foram: A Lebre e a Raposa, O Leão e o Rato, A Formiga e a Cigarra, O Galo e a Raposa, O Rato da Cidade e o Rato do Campo, O Pastor Brincalhão, A Lebre e a Tartaruga, A Formiga e a Pomba, A Lebre e as Rãs e A Pantera e a Raposa.

Os cordéis já foram apresentados em escolas e universidades públicas, mas serão apresentados ao público geral no lançamento oficial, neste sábado. “Serão cinco mil exemplares, 500 para cada história e parte delas será distribuída para escolas municipais e estaduais e também para a Secretaria de Cultura de Dourados”, explica Aurineide.

Aurineide mora em Dourados há mais de vinte anos, e após a aposentadoria, em 2019, decidiu montar uma cordelteca itinerante em cima de uma charmosa Kombi vermelha, que foi transformada em um espaço cultural móvel, que leva até os leitores um rico acervo com mais de dois mil títulos de cordéis clássicos e contemporâneos, de toda parte do Brasil.

Lançamento – Essa ação faz parte do projeto Cordel na Periferia – Cordelteca Itinerante Cantinho do Cordel, que foi incentivado pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados.

O evento acontece a partir das 19h, na Sitioca Cantinho do Cordel, localizada na Rua Helmon de Almeida, no Residencial Harrisom de Figueiredo II. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Fonte/créditos: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/aurineide-transformou-magia-de-fabulas-em-literatura-de-cordel (Por: Idaicy Solano/Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *