Com apenas 30% do público atingido, vacinação contra poliomielite segue no fim de semana em Campo Grande

Destaques Econômia Estado e Interior

Ao todo, 12 unidades estarão disponíveis para o público em Campo Grande.

Com apenas 30% do público alvo atingido, o sábado (22) será de “Dia D” para imunização contra a paralisia infantil. A vacina que previne a poliomielite estará disponível em mais de 10 unidades em Campo Grande.

Em Campo Grande, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os 30% representam 17.432 crianças de 1 a 4 anos, de um público de 57 mil. O índice está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que estabeleceu meta de 95% de imunizados.

Como o órgão também mantém o sistema de lançamento de dados das informações de vacinas aplicadas até o dia 31 de outubro, a campanha foi prorrogada.

A poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – é uma doença causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros.

O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989, há mais de 30 anos. Mas, segundo os especialistas, caso os índices de vacinação continuem baixos, existe um sério risco de a doença voltar a circular no país – o que seria um retrocesso gravíssimo.

Veja os locais

Locais disponíveis para imunização contra a poliomielite. — Foto: Sesau/Reprodução

Locais disponíveis para imunização contra a poliomielite. — Foto: Sesau/Reprodução

Fonte/créditos: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *