Com esqui e fauna, Patagônia argentina é um ótimo destino

Cultura e Turismo Destaques Internacional

Com uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados, a Patagônia tem quase o triplo da extensão territorial de Mato Grosso do Sul. A região ocupa o extremo austral da América do Sul e passa por dois países, Argentina e Chile, sendo delimitada a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo Pacífico.

A localização geográfica, bem “lá embaixo” no mapa do globo terrestre, garante ao lugar características bem peculiares, a exemplo das condições climáticas extremas e das paisagens exuberantes, que vão desde pradarias a fiordes e geleiras.

É na Argentina que está a maior parte da Patagônia, compreendendo seis províncias do país de Maradona (1960-2020) – La Pampa, Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo.

A prática do esqui em Bariloche, o glaciar Perito Moreno e Ushuaia, a cidade do “fim do mundo”, estão entre os atrativos mais cobiçados pelos visitantes brasileiros. Mas os encantos da Patagônia não se limitam à agenda turística mais famosa.

O que não falta por lá é opção para férias radicais, ou nem tanto, sob medida para grupos familiares ou de amigos, casais ou mesmo viajantes solo.

Os roteiros envolvem ecoturismo e muita aventura, como trekkings e trilhas em parques nacionais, navegações pelos lagos andinos, passeios em veículos de tração 4 x 4, observação de baleias e por aí vai. Confira cinco sugestões de destinos para desbravar e se apaixonar pela Patagônia argentina.

Bariloche

Uma pesquisa realizada por um portal de viagens revela que Bariloche é o quinto destino preferido pelos brasileiros para as férias do meio do ano em 2022. Fascinados por curtir a neve, os turistas brazucas não perdem a chance de desfrutar a temporada em uma paisagem que tem como forte o branco e o gelo por todos os lados.

Bariloche, no entanto, não se resume às estações de esqui e ao snowboard. Além do famoso Cerro Catedral, há atrações como o Circuito Chico, a Cachoeira dos Cántaros, a Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes. Além de praticar esportes de neve, especialmente durante os períodos mais quentes, também é possível se aventurar em passeios de caiaque, de kitesurfe, de escalada e de rafting.

Villa La Angostura

A apenas 80 quilômetros de Bariloche, Villa La Angostura está localizada na costa norte do Lago Nahuel Huapi. O destino é bastante visitado, sobretudo no inverno, principalmente por conta do Cerro Bayo, um centro de esqui local com pistas de diversos níveis de dificuldade.

Mas a cidade também conta com um clima romântico, abrigando pousadas charmosas, hotéis de luxo e restaurantes de alta gastronomia, e é conhecida como “os jardins da Patagônia”. O rótulo se deve ao que o viajante encontra no Parque Nacional Los Arrayanes, com sua flora exuberante que inclui as tradicionais árvores de troncos alaranjados.

El Calafate

Considerada a capital nacional dos glaciares (geleiras), El Calafate é a porta de entrada para desbravar os 726.927 hectares do Parque Nacional Los Glaciares, um dos principais atrativos da região patagônica.

É justamente nesse parque que está o grande destaque local: o glaciar de Perito Moreno. A enorme geleira tem 250 quilômetros quadrados de área e 60 metros de altura, podendo ser visitada de diferentes maneiras: por meio de um minitrekking, uma caminhada pelas passarelas do mirante ou ainda um passeio de barco.

Em El Calafate, vale a pena visitar ainda a Estância Cristina, de onde se pode observar o Glaciar Upsala e Cerro Frias, que reúne atividades de aventura na montanha. Passeios de barco, de trem ou em carros 4 x 4 também são uma boa pedida em Cerro Frias, onde a observação de animais marinhos é programa obrigatório.

Ushuaia

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, ou seja, é o ponto que se localiza mais ao sul do planeta, tendo recebido, por isso, a alcunha de “cidade do fim do mundo”.

Repleta de atrativos naturais exuberantes e curiosidades dignas de um almanaque, Ushuaia é um destino que atrai viajantes aventureiros em busca de trilhas e de passeios por parques nacionais, passeios de catamarã no Canal de Beagle e, entre diversas outras opções, o esqui nas montanhas de Cerro Castor.

Além de uma visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego, que abriga uma floresta subantártica sombreada por enormes faias, vale a pena conhecer os lagos Fagnano e Escondido, o Cabo San Pablo e a Laguna Esmeralda.

El Chaltén

Também conhecida como a capital nacional do trekking, El Chaltén é considerada um paraíso dos amantes do ecoturismo, reunindo uma infinidade de trilhas e de atividades ao ar livre. Entre os destaques locais estão as Lagunas de Los Tres e Capri, que possibilitam avistar o Monte Fitz Roy, já na fronteira com o Chile, o Lago del Desierto e o Glaciar Huemul.

A cidade também é um ótimo lugar para observar animais selvagens, com uma população numerosa, e bela, de aves, incluindo o papagaio da Patagônia, assim como o huemul sul-andino, uma espécie de veado nativo das montanhas argentinas e chilenas.

Fonte/créditos: https://correiodoestado.com.br (MARCOS PIERRY)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *