Os principais cenários para aqueles que querem apreciar o pôr do sol

Brasil Cultura e Turismo Internacional

A crise no abastecimento energético fez a energia solar voltar às manchetes como a mais importante alternativa para o planeta não sair da tomada.

É bom lembrar que ele, o astro-rei, não precisa de nenhuma pane elétrica para permanecer soberano entre as visões que provocam um verdadeiro deleite ante os olhos de qualquer mortal. E, em especial, o pôr do sol é um dos momentos privilegiados para se curtir tanto brilho.

Até porque, na maior parte do tempo, quando não está no ocaso, o sol pode, literalmente, cegar ou provocar danos à visão humana.

Por sua vez, aquela hora mágica quando o sol “se deita” ajudou o Brasil a fazer bonito, de novo, nas competições orientadas pelo potencial turístico e paisagístico de suas belezas naturais.

Um ranking publicado recentemente pelo site Booking.com, plataforma virtual de reservas que reúne mais de um milhão de opções de hospedagem em dezenas de países, listou os 10 melhores lugares do mundo para se apreciar o pôr do sol.

O Brasil foi consagrado pelos clientes globais da plataforma que manifestaram as suas recomendações, ficando com quatro das 10 primeiras posições da lista, inclusive o primeiro lugar, que foi para o mirante da Praia do Arpoador, na zona sul carioca.

Além do badalado point de sua capital, muitas vezes estampado em telenovelas e em filmes como “Bossa Nova” (2000), do diretor Bruno Barreto, o estado do Rio de Janeiro emplacou ainda, no sexto lugar, a cidade de Búzios, na Região dos Lagos.

A Vila de Jericoacoara, na quarta posição, a 300 quilômetros de Fortaleza (CE), e a capital Salvador (BA), no oitavo lugar, completam o predomínio verde e amarelo.

Para quem gosta de acumular milhagens mundo afora, Grécia, EUA, Croácia e Colômbia também figuram na lista. Para valorizar ainda mais esse ranking mais recente, saiba que em outros levantamentos do Booking.com, o pôr do sol não para de brilhar.

Um deles, realizado no mês de janeiro, mostra que, para 91% dos entrevistados, a exuberância das paisagens naturais é o que mais conta na escolha de um destino a passeio. Outro, de outubro de 2021, aponta que, para 75% dos brasileiros, o nascer ou o pôr do sol são as imagens mais imediatamente associadas à ideia de férias.

Mas e o que este belo cair da tarde, em Campo Grande, na saída para Três Lagoas (Av. Min. João Arinos) está fazendo no alto da página?

Apenas te lembrando que, depois da leitura da reportagem, você não vai perder nada se estiver na Capital e gastar um instante olhando para cima. Campo Grande tem o céu deslumbrante a qualquer hora do dia, e não é diferente durante o pôr do sol.

Confira, a seguir, as melhores molduras para o ocaso do dia de acordo com o Booking.com.

PRAIA DO ARPOADOR

Tão rico em paisagens, o Rio de Janeiro ganhou mais uma láurea ao emplacar o incrível pôr do sol do Arpoador, espécie de fronteira natural entre as praias de Copacabana e Ipanema, em primeiro lugar.

Além da beleza, há todo um legado cultural e comportamental que dali se irradia para o Brasil e o mundo, como a bossa nova, o frescobol e o desbunde dos mais libertários nos anos 1970.

KEY WEST – EUA

O principal ponto de encontro para curtir a cena do sunset na ilha de Key West, na Flórida, é a Mallory Square, onde há oficialmente uma celebração diária para a partida do sol. Moradores e turistas celebram juntos o espetáculo do fim da tarde.

ZADAR – CROÁCIA

Zadar é uma cidade medieval da Croácia com muita história para contar, também pelo seu pôr do sol. O monumento “Saudação ao Sol”, às margens do Mar Adriático, é a melhor prova.

JERICOACOARA – CEARÁ

Jericoacoara, no Ceará, se tornou um dos principais destinos brasileiros para quem busca praias, descanso e belezas naturais. Basta dar uma conferida na imagem para saber o porquê.

FIRA – GRÉCIA

Capital de Santorini, Fira é uma vila vibrante e charmosa, com uma excelente vista para caldeiras vulcânicas como bônus.

BÚZIOS

Búzios é uma das várias cidades paradisíacas do estado do Rio de Janeiro. Localizada na Região dos Lagos, recebe anualmente milhares de turistas que buscam boas praias e lindas paisagens. E, claro, um deslumbrante pôr do sol.

CARTAGENA – COLÔMBIA

Pode ser na praia ou do alto das muralhas que cercam o centro histórico. Estar em Cartagena das Índias, na Colômbia, é mais que meio caminho para se apreciar um lindo pôr do sol.

SALVADOR

De onde é o seu pôr do sol favorito em Salvador, na Bahia? Difícil escolher um só lugar. Pode ser no Farol da Barra, no Rio Vermelho, no Elevador Lacerda, no Solar do Unhão ou na Ponta do Humaitá, entre outras opções.

ROVINJ – CROÁCIA

No norte da Croácia, Rovinj é um destino pouco conhecido dos brasileiros, com belas praias e muitas atividades esportivas. E um pôr do sol de tirar o fôlego.

OIA – GRÉCIA

A pequena vila grega é um encanto só. As casinhas brancas ganham ainda mais destaque com as cores do pôr do sol, um momento aguardado por todos os turistas, que procuram o melhor ângulo para registrar esse espetáculo no fim de tarde da Grécia.

 

Fonte/créditos: https://correiodoestado.com.br (MARCOS PIERRY)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *