Filhotes de axolotes são novidade para visitação no Bioparque Pantanal

Cultura e Turismo Estado e Interior Variedades

Espécies nasceram no complexo e foram colocadas em berçário, no tanque junto com os pais

O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, tem novos moradores, que podem ser visitados pela população. Trata-se de um bercário de filhotes de axolotes.

A espécie já existe no Bioparque, mas a novidade é que sete anfíbios filhotes foram colocados num recipiente, no tanque junto com os pais.

Os axolotes chegaram ao aquário em julho, após serem apreendidos durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal, sendo transportados ilegalemente, vítimas de tráfico de animais

Menos de um mês após chegarem ao complexo, os axolotes se reproduziram e os filhotes estavam sendo mantidos em outro local, para desenvolvimento.

“Por ser uma espécie ameaçada de extinção, a reprodução é uma vitória para toda nossa equipe”, explicou a diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri.

O sucesso da reprodução dos axolotes se tornou pesquisa de TCC e os sete filhotes que foram transferidos da quarentena para a maternidade são os que mais se desenvolveram em um experimento sobre preferência e desenvolvimento alimentar do estudante de zootecnia e estagiário do Bioparque, William Batista.

“Os que ficaram maiores se alimentaram de um tipo de ração com teor proteico considerável e os que basicamente tiveram um tratamento com artêmia, não se desenvolveram tanto quanto os demais”, detalhou.

De origem mexicana, a espécie de Salamandra nunca sai do estado larval e não se tornam animais terrestres, passando a vida na água doce.

Filhotes de axolotles são nova atração no Bioparque PantanalFilhotes de axolotes são nova atração no Bioparque Pantanal (Foto: Divulgação)

Visitação

Há duas formas de visitação ao Bioparque Pantanal, sendo por meio de agendamento prévio ou cadastro presencial na hora, de acordo com disponibilidade de vagas.

O agendamento prévio é aberto todas as segundas-feiras, às 8h, pelo site do Bioparque, para visitas na semana subsequente.

Quanto à visita por demanda espontânea, os interessados precisam pegar uma das senhas entregues no local, por ordem de chegada.

As senhas são individuais e garantem a entrada no mesmo dia e período em que foram entregues.

São 500 vagas nas segundas, quartas-feiras e aos sábados, e 1 mil vagas às terças, quintas e sextas-feiras.

A distribuição das senhas ocorre em dois períodos, na parte da manhã e à tarde.

Fonte/créditos: https://correiodoestado.com.br/cidades (Glaucea Vaccari)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *