Presentes do Dia das Crianças vão injetar R$ 242 milhões no comércio de MS

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O Dia das Crianças vai injetar R$ 242 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul.

Pelo menos esta é a estimativa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Federação do Comércio (IPF Fecomércio MS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Comemorado em 12 de outubro, junto com o Dia da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida -, a data dará maior fôlego ao comércio em todo o Estado.

A pesquisa da Fecomércio MS aponta, ainda, que esses R$ 242 milhões em presentes representam um montante 63% maior na comparação com o ano passado.

“Há um aumento real no gasto médio com presentes e comemorações, e também, nos percentuais de intenções de comemorar e comprar, fazendo com que a expectativa de movimento na economia seja bastante positiva”, diz a economista do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira.

De acordo com a pesquisa, do total de R$ 242 milhões, R$ 164,3 milhões serão direcionados às compras de presentes e outros R$ 77,7 milhões às comemorações.

O gasto médio no período será de R$ 321,00.

“O comerciante precisa ficar atento ao comportamento do consumidor, que vai priorizar pagamento à vista e por isso espera desconto. Também ao fato de que a vitrine conta muitos pontos na definição de onde comprar”, alerta o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

Brinquedos prevalecem no topo das escolhas, apontados por 61,6% dos compradores, seguidos de roupas (35,8%) e calçados (14,4%).

Há 11,4% que ainda não sabem o que vão comprar.

Quanto ao local de compra, as lojas físicas estão na preferência de 84,8% e a internet é apontada por 6% dos consumidores.

Quem vai às compras em loja física dará preferência ao centro (68,3%), enquanto uma proporção semelhante aponta lojas de bairros e shoppings (15,2% e 15,1%, respectivamente).

A maioria, 68,9%, diz que pagará à vista priorizando descontos, sendo que 39,9% vão priorizar o parcelamento e também contarão a variedade, apontada por 30% e o atendimento, 37,2%.

Sobre os fatores preponderantes na definição do local de compra, estão: a escolha da criança (35,2%), as vitrines (32,3%) e propagandas (14,7%).

A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que quanto às comemorações, a maioria pretende fazer uma refeição em casa (45,2%), mas lanchonetes e passeios também são cotados.

Sobre os que não comprarão presentes, a maioria diz não ter a quem entregá-los e 22,7% dizem estar sem dinheiro.

 

Fonte/créditos: https://correiodoestado.com.br (ELIAS LUZ)

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